A cidade inundada e reconstruída: Itá - SC

O local:

O pequeno município de Itá, no Oeste Catarinense, às margens do Rio Uruguai, é um verdadeiro exemplo de cidade reinventada. Com cerca de 7 mil habitantes, a cidade inteira foi reconstruída em local mais alto, pois a antiga cidade acabou submersa pelo lago da Usina Hidrelétrica de Itá, inaugurada em 1997.
O que parecia ser o fim, passou a ser um brilhante recomeço. A cidade, que até então se mantinha discreta, com sua economia baseada na produção rural, mais especificamente de uva, cana-de-açúcar e seus derivados (cachaça, melado, rapadura), hoje é uma cidade planejada, com 95% de suas vias pavimentadas com asfalto, além de ter recebido, como legado, o status de cidade turística, com seu belíssimo Parque Thermas Itá, inaugurado em 2004.
Lago formado pela Hidrelétrica de Itá, SC

Onde fica:

Pois bem, acessamos a bela cidade de Itá pela rodovia SC-283, partindo da cidade referência: Concórdia e seguindo no sentido a Chapecó. Logo após passarmos a ponte sobre o Rio Jacutinga, há placas de indicação indicando que o trevo de acesso a Itá se aproxima, uma entrada à esquerda, pela SC-154. Depois disso, são cerca de 20 quilômetros até a cidade. Ao chegarmos, temos uma bela visão do lago da hidrelétrica. Ver detalhes

O que fazer:

Como chegamos próximo ao meio dia, almoçamos em uma churrascaria no centro da cidade e à tarde, fomos visitar os pontos turísticos. Existem diversos mirantes pela cidade e o visitante ainda conta com uma boa sinalização e vias asfaltadas, com suas margens floridas. Seguimos, pela SC-155, até a ponte que liga os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de onde  tem-se uma bela visão da represa da Hidrelétrica de Itá.
Barragem da Hidrelétrica de Itá, SC

Passamos pela ponte e tiramos mais fotos pelo lado gaúcho. São cerca de 120 metros de profundidade na parte do lago próximo à represa, composta por dois vertedouros: o principal, composto por 6 comportas e o secundário, por 4 comportas. a capacidade de produção da hidrelétrica é de 290 MW.
Barragem da Hidrelétrica de Itá, SC

Depois disso, retornamos à cidade e seguimos por uma das poucas estradas não pavimentadas até o Mirante Caracol. Trata-se do ponto mais alto da cidade (cerca de 650 metros de altitude). Possui este nome, pois a estrada de acesso contorna o morro, formando uma espiral se vista de cima. Lá de cima, tem-se uma visão panorâmica do lago e da cidade.
Lago da Hidrelétrica de Itá, SC

Depois, descemos o morro e seguimos pela SC-154 (sentido a Concórdia) até as torres da antiga Igreja Matriz de São Pedro, parcialmente submersa pelo lago. É um dos principais atrativos de Itá. O local impressiona pela beleza e pela organização.
Torres da Igreja Submersa, Itá, SC

Ao lado do lago, registros da antiga cidade. O lago da barragem, além de ter motivado a mudança de local da cidade inteira, inundou uma área de cerca de 100 km² de terras rurais. Os antigos proprietários dessas terras foram indenizados pelo consórcio responsável pela hidrelétrica. O projeto da usina também previu a reconstrução da cidade, em local mais elevado, além da manutenção de áreas de floresta no entorno do lago. As mudanças impulsionaram o turismo e a economia da cidade. Ao conversarmos com moradores locais, os impactos positivos da construção da represa são mais lembrados do que os negativos.
Detalhe da antiga cidade de Itá, antes da inundação.

À frente das torres, boias delimitam as áreas para a prática de esportes aquáticos. O lago é utilizado por pilotos de pequenas embarcações, como lancha e jet ski.
Torres da Igreja Submersa, Itá, SC

A organização do local é tão boa que há até sinalização em inglês e espanhol para turistas estrangeiros.
Placa indicativa das torres da antiga igreja

No entorno do lago, há diversas pousadas, hotéis e resorts, para quem deseja prolongar a visita a Itá e aproveitar as revigorantes águas termais. Em todos os locais em que passamos, o acesso é livre e gratuito, portanto, um passeio para todos os gostos e para todos os bolsos. Para quem prefere uma estada em pousada rústica, o turismo rural e os roteiros ecológicos também estão presentes e prontos para bem servir ao visitante.
Hoje, segundo dados oficiais, o município de Itá está entre os 50 melhores para se viver no Brasil. Isso, graças ao planejamento de sua construção e ótima infraestrutura  aliados à tranquilidade típica de um município catarinense de 7 mil habitantes. Para mais informações, acesse o site: http://www.ita.sc.gov.br/turismo/. Em nosso site no Facebook, há mais fotos de Itá. Acesse https://www.facebook.com/viciadosemestrada/ e confira!

Bom passeio!

Ir ao resumo



Comentários

Postar um comentário

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR