Pequeno paraíso italiano no Rio Grande do Sul

O local:

A pequena cidade de Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com seus cerca de 3 mil habitantes descendentes de italianos e IDH de Primeiro Mundo só podia receber um título desses: Pequeno Paraíso Italiano.
A região, hoje pertencente ao município de Nova Pádua, recebeu muitas famílias de imigrantes provenientes da região do Vêneto, na Itália, entre o final do século XIX e início do século XX. Já foi território devoluto do Império Brasileiro, depois, elevado a Distrito de Caxias do Sul e, por último, a Distrito de Flores da Cunha, antes de se tornar cidade, em 1992.

Onde fica:

Distante cerca de 165 quilômetros de Porto Alegre, a cidade pode ser acessada pela rodovia RS-122, em Flores da Cunha e depois, pela VRS-314. Nós a acessamos através da Rota da Integração, um trecho pavimentado que liga a localidade de Linha 80, em Flores da Cunha à VRS-314. Fizemos este trajeto, pois viemos de Otávio Rocha, nosso destino anterior. Ver detalhes
Pórtico de Nova Pádua, Serra Gaúcha

O que fazer:

Ao longo do trecho que antecede o perímetro urbano de Nova Pádua, o visitante é presenteado com belas paisagens. No caminho à direita do pórtico há um pesque-pague, para os amantes de pescaria. Nesta região, são cultivadas variedades de uvas de altitude. Mesmo que a cidade não tenha pontos com altitudes acima de 800 metros, possui clima e solo perfeitos para este cultivo.
Paisagem rural no interior de Nova Pádua

No centro da cidade, o visitante pode contemplar a bela e florida praça, o casario em estilo italiano, a catedral e a paz dignos de um paraíso. Hotéis, pousadas, cantinas e restaurantes não faltam. Nas mesas postadas no passeio, alguns senhores jogam baralho tranquilamente, enquanto turistas fotografam a catedral. Aproveitamos para fotografá-la também. 
Igreja Matriz de Nova Pádua

Após darmos uma volta na cidade, seguimos pela VRS-314, à esquerda, pela rótula. Há placas de sinalização na cidade e ao longo de todo o trecho, indicando os pontos turísticos. 
Este trecho de rodovia, entre o perímetro urbano de Nova Pádua e o Belvedere Sonda é um caminho pavimentado e cercado de propriedades rurais, parreiras e macieiras.
Plantações no interior de Nova Pádua

Após cerca de 6 quilômetros, chegamos ao nosso destino: o Belvedere Sonda, na divisa entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul.  Trata-se de uma das principais atrações de Nova Pádua, onde vimos porque o restaurante é chamado de panorâmico.
Vista do Vale do Rio das Antas, Belvedere Sonda, Nova Pádua

Trata-se de um estabelecimento edificado em uma borda do vale do Rio das Antas. O restaurante, que funciona somente aos finais de semana (consulte disponibilidades), ao meio dia, oferece o que a culinária italiana tem de melhor, além do visual incrível do vale, da balsa e da Hidrelétrica Castro Alves, ao fundo. No andar inferior há um mirante e uma lanchonete, para melhor atender os visitantes. O local é muito frequentado por turistas. 
Vista do Vale do Rio das Antas, Belvedere Sonda, Nova Pádua
Vista do Vale do Rio das Antas, Belvedere Sonda, Nova Pádua

Depois de uma pausa para fotos e um bom chimarrão neste local magnífico, voltamos à VRS-314, sentido oeste, em um trecho sem pavimento, até a balsa, que liga Nova Pádua ao Município de Nova Roma do Sul, conhecido pelo turismo de aventura.
Balsa da VRS-314, entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul, RS

Para mais informações sobre esta cidade encantadora da Serra Gaúcha, acesse o site http://www.novapadua.rs.gov.br/turismo.php?categoria=3. Se quiser ver mais fotos, acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/viciadosemestrada/

Até a próxima!

Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR