Passeio de Maria Fumaça: Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves - RS

O local:

O homem ainda não descobriu uma forma de viajar no tempo, mas este passeio é uma verdadeira volta ao passado, época dos charmosos trens de passageiros, chamados carinhosamente de Maria Fumaça. Por serem movidos por motor a vapor e utilizando lenha como combustível, emitiam vapor d'água e fuligem, daí seu apelido. Uma delas se encontra na Serra Gaúcha e com muita saúde e vigor, percorre um belo trajeto entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.
Além de retratar a época em que o transporte de passageiros se dava por meio de trens movidos a lenha e a cavalos, este passeio encanta, pois o turista é convidado a visitar também o Parque Temático Epopeia Italiana, um passeio guiado que conta a história dos primeiros colonizadores italianos na América do Sul, tudo com muito bom humor, descontração e interação com o público.
Maria Fumaça da Serra Gaúcha

Onde fica:

O passeio de Maria Fumaça inicia na estação férrea de Bento Gonçalves e segue até a estação de Carlos Barbosa. Ao chegar ao fim da linha, outro passeio inicia, no caminho inverso. Há uma parada na estação de Garibaldi.
Se estiver de carro, pode estacioná-lo próximo à estação, em Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa. O translado ocorre de ônibus até a estação do início do passeio.
A estação de Bento Gonçalves localiza-se na Rua Duque de Caxias, cerca de 600 metros da Pipa Pórtico. Já a de Carlos Barbosa fica na Rua Irmã Teofânia, na entrada da cidade. Ver detalhes

O que fazer:

Ao chegar à estação de Bento Gonçalves, seja no início, seja no fim do passeio de Maria Fumaça, o visitante é convidado a entrar no Parque Temático Epopeia Italiana, que fica ao lado. Nele é contada a história dos primeiros imigrantes vindos ao sul do Brasil, provenientes do norte da Itália, mais precisamente da região do Vêneto. A história é contada por um guia caracterizado com os trajes da época, que interage com o público, tornando o passeio de cerca de 20 minutos mais interessante e divertido. Ao final, há uma degustação de vinhos, sucos e biscoitos.
Depois de visitarmos o Parque Epopeia Italiana, seguimos de ônibus até a estação de Carlos Barbosa, onde nosso passeio de trem teria início. O clima festivo da estação se dá pelos grupos folclóricos que tocam e cantam músicas italianas, como a tarantela, ou tarantella, em italiano. Ali, percebe-se a presença de turistas de todos os cantos do Brasil. Junto à estação, também há pontos comerciais de produtos artesanais, caso queira levar consigo uma recordação desta maravilhosa experiência.
Estação da Maria Fumaça, Carlos Barbosa, Serra Gaúcha

O passeio demora cerca de uma hora. Mas não é só uma viagem de trem, lenta e constante. Além das belas paisagens naturais presentes no interior de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, a viagem é cheia de atrações.
Garibaldi, RS

Ao longo do percurso, grupos folclóricos mesclam a cultura italiana com a gaúcha. Ora, músicos tocam e cantam a tarantella, convidando os turistas a se levantar de seus assentos e dançar, ora contam piadas em italiano, criando um ambiente acolhedor e divertido. A música tradicionalista gaúcha também se faz presente.
Maria Fumaça da Serra Gaúcha

Aliás, a tarantella é um ritmo bem agitado e divertido. Segundo a crença popular, houve uma época em que ocorreu uma infestação de aranhas tarântulas no interior da Itália. A toxina presente no veneno da tarântula causa alucinações em quem for picado. Daí o termo tarantela, que deriva de tarântula. Não se sabe, ao certo, se é por conta da alucinação em si, ou porque as vítimas das picadas, para tentar se livrar do veneno, dançavam até suar.
Na parada em Garibaldi, mais música, danças, tudo regado a espumantes e suco de uva. Um espetáculo!
Um dos vagões da Maria Fumaça mantem suas características originais, com seus assentos de madeira. Ele foi utilizado para as gravações de cenas de algumas séries e filmes de época, como O Quatrilho, de 1995. durante a parada, os visitantes são convidados a visitar este vagão, a fim de fotografar. 
Vagão histórico da Maria Fumaça

De volta a nossos lugares, a viagem de trem prosseguiu até Bento Gonçalves. Com ela, mais atrações, música e "causos". A tristeza realmente não embarcou neste trem!
Maria Fumaça da Serra Gaúcha

Ao final do passeio, saímos do trem, enquanto uma nova turma entrava para um novo passeio, no sentido contrário. E assim, a Maria Fumaça da Serra Gaúcha se mantem viva, contando este fascinante episódio de nossa história. 
Para mais informações sobre este e outros passeios magníficos na Serra Gaúcha, acesse o site da empresa que os organiza: https://www.giordaniturismo.com.br/. Os roteiros normalmente incluem passeios ao Vale dos Vinhedos, vinícolas da região, piqueniques ao ar livre e a visita ao belíssimo Vale do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. 
Não deixe de visitar nossa página no Facebook, no link do menu principal. Visite a página e deixe seu comentário, crítica ou sugestão.

Addio!

Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR