Rota Romântica: de Nova Petrópolis a Picada Café, RS

O local:

Um passeio perfeito não é uma mera viagem, mas sim, um roteiro que você vê, sente e vive. Este, certamente ficará gravado na memória. A Rota Romântica pode ser um desses passeios.
O roteiro conhecido como Rota Romântica é constituído por uma sequência de municípios, de matriz germânica, de uma parte da Serra Gaúcha e Vale dos Sinos e tem como sede a cidade de Nova Petrópolis, onde se encontra o charmoso centro de informações turísticas da Rota Romântica, uma torre em estilo germânico que é uma atração a parte. Também fazem parte da Rota Romântica as cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Picada Café, Presidente Lucena, Ivoti, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Dois Irmãos, Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
Criada em 1994, a Rota Romântica brasileira foi inspirada no roteiro europeu de mesmo nome e que é um dos destinos turísticos de inverno mais procurados da Alemanha. Na rota brasileira, o objetivo é proporcionar aos visitantes opções de turismo cultural, gastronômico, rural e de aventura. São hotéis fazenda, pousadas rústicas, restaurantes e cafés coloniais, tudo acompanhado por belas paisagens, parques e jardins floridos.
Trata-se de um trecho da BR-116 e rodovias circundantes, contendo belas paisagens de montanhas e vales e cercados por plátanos, pinheiros e canteiros de flores, principalmente hortênsias, de um colorido intenso. O verde do verão se transforma em amarelo no outono, num espetáculo natural formado principalmente pelas folhas dos plátanos, criando um verdadeiro cenário de filme, com um ar romântico. Talvez, a maioria das pessoas que passam por este caminho nem reparem tamanha beleza, pois são os que vão da capital para a Serra e vice-versa, quase sempre com os minutos contados. O roteiro, percorrido com calma, ao final de semana, traz diversas surpresas. 
Centro de Informações Turísticas, Nova Petrópolis

Onde fica:

Como foi citado anteriormente, o trecho principal da Rota Romântica confunde-se com um trecho da BR-116, entre os municípios de Nova Petrópolis e São Leopoldo e também da RS-235, até São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra. Um trecho de pouco mais de 130 quilômetros e com muitas surpresas a cada curva. Ver detalhes

O que fazer:

Embora a Rota Romântica inicie em Nova Petrópolis, a partir de Caxias do Sul, já encontramos belas paisagens, em um trecho sinuoso da BR-116. Na descida da serra, são 20 quilômetros até o Rio Caí, na divisa com Nova Petrópolis, e uma diferença de altitude de cerca de 500 metros, vencida com uma rampa íngreme e muitas curvas. Os plátanos são companhia em todos os trechos do roteiro. Do rio até Nova Petrópolis, sobe-se os mesmos 500 metros, desta vez, em apenas 10 quilômetros.
BR-116, cercada de plátanos

A nossa primeira parada foi o Moinho Rasche, às margens da BR-116, logo após o posto policial, em Nova Petrópolis. O que foi, por muitos anos, o melhor moinho da região, produzindo farinhas e beneficiando grãos, hoje é um museu, ostentando o status de patrimônio histórico.
Moinho Rasche, Nova Petrópolis, RS

O passeio é guiado. O museu exibe seus antigos mecanismos, polias de madeira e correias de couro, certificados de qualidade conquistados ao longo de seu funcionamento, além de equipamentos como esta trilhadeira. 
Moinho Rasche, Nova Petrópolis, Serra Gaúcha

Descendo por mais 9 quilômetros, chegamos a Picada Café. Os traços germânicos seguem evidentes e harmonizam perfeitamente com a paisagem natural. Exemplo disso é o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.
Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, Picada Café, RS

O velho moinho é utilizado como sede da Secretaria Municipal de Turismo de Picada Café. A paisagem é de cartão postal. Aos finais de semana, nas dependências do parque, funciona uma feira de produtos coloniais. Também ocorrem eventos que envolvem gastronomia e muita música alemã. O parque é organizado e possui diversas atrações, além de caprichos, como banheiros limpos. 
Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, Picada Café, RS

O local é simplesmente encantador.
Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, Picada Café, RS

Junto ao parque, há uma pequena vila, formada por casas em estilo enxaimel. 
Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, Picada Café, RS

Seguindo o passeio e explorando as atrações, aparecem os antigos equipamentos, que hoje servem para decorar e embelezar. Esta moenda, ou engenho, que funcionava com tração animal, era utilizada para  moer cana de açúcar.
Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, Picada Café, RS

Até a velha carreta de bois foi utilizada na decoração, dando um ar de bucolismo. 
Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, Picada Café, RS

Bons restaurantes não faltam na região. Também em Picada Café, o Restaurante da Rota Romântica serve uma excelente alaminuta.
Restaurante Rota Romântica, Picada Café, RS

Depois do almoço, seguimos por uma estrada, no interior de Picada Café, até o Morro do Vento. Há placas às margens da rodovia que indicam o caminho.
Morro do Vento, Picada Café, RS

O local conta com um bar e um belo mirante. Lá do alto do morro, tem-se uma vista incrível da cidade de Picada Café. Um excelente local para passar um final de tarde!
Vista do alto do Morro do Vento, Picada Café, RS
Dentre os excelentes cafés coloniais, hotéis fazenda e restaurantes da região, que complementam o panorama desta região de tantas belezas naturais, a Rota Romântica mostra-se uma ótima opção de passeio de final de semana. Àqueles que estão acostumados a trafegar por esta região durante a semana e com pressa, não deixem de prestigiá-la calmamente. Se degustada lentamente, a Rota Romântica é irresistível como um chocolate de Picada Café. Por isso, reserve tempo para este passeio.
Para mais informações sobre este roteiro fascinante, acesse a página http://www.rotaromantica.com.br. Não deixe de conferir nossa página no Facebook: www.facebook.com/viciadosemestrada e curtir mais fotos deste e de outros passeios.

Até a próxima!

Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR