As Sete Maravilhas do Rio Grande do Sul

Não por acaso elas são consideradas as sete Maravilhas do Rio Grande do Sul. O que estes locais tem em comum não é só o fato de serem impressionantes, espetaculares e de características e beleza ímpar, mas também o de possuírem imprescindível valor histórico, cultural, turístico e ecológico. De quais locais estamos falando, você saberá a seguir.

Guaritas

Guaritas, Minas do Camaquã, Caçapava do Sul

Localizado entre os municípios de Caçapava do Sul e Lavras do Sul, às margens da RS-625, que é um trecho de rodovia sem pavimentação, as Guaritas são formações rochosas intrigantes, erodidas pela ação do intemperismo ao longo de milhares da anos. Elas formam uma paisagem incrível e única no país, em meio ao Planalto Dissecado da Serra do Sudeste.
O local atrai estudiosos, mochileiros e aventureiros de todo o Brasil e até de outros países. Ao longo de cerca de 30 quilômetros de rodovia, é possível avistar formações rochosas de diversas formas.
Nas proximidades, há uma vila, antigamente ocupada por mineiros, época em que a extração mineral era uma das principais atividades econômicas da região. Na vila, há um parque de aventuras, um posto de gasolina e um restaurante.
Reserve tempo para conhecer esta maravilha natural, mas antes, acesse o link acima e confira o post relacionado.

Yucumã

Salto do Yucumã, Parque Estadual do Turvo, Derrubadas, RS
Fonte: Portela on line.

De longe, parece uma pequena fenda em meio ao leito do Rio Uruguai, porém, esta fenda forma a maior cascata longitudinal do mundo, com quase 2 quilômetros de largura. Não por acaso, os antigos a batizaram de Yucumã, termo indígena que quer dizer "que tudo engole". Esta maravilha natural localiza-se no município de Derrubadas, dentro do Parque Estadual do Turvo, que é um dos últimos refúgios naturais de espécies nativas do sul do país. Neste ponto, o rio forma a fronteira fluvial com a província de Missiones, na Argentina.
A construção de barragens na região tem alterado dramaticamente o nível do Rio Uruguai, o que provoca a inundação intermitente do salto. Portanto, para visitar o local e poder visualizar a principal atração do parque, recomenda-se que seja em época de escassez de chuvas. 

Gramado

Pórtico oeste de Gramado, Serra Gaúcha

Este é um daqueles lugares em que tudo chama a atenção, desde os canteiros floridos, as edificações que fazem o visitante parecer estar na Europa, até os postes de iluminação pública em estilo retrô e as lixeiras estilosas. Tudo é caprichado e voltado para o encantamento dos turistas. Assim é Gramado, um dos principais destinos turísticos do sul do país.
Além de seus encantos, a cidade oferece aos turistas atrações o ano inteiro. No inverno, os hotéis da região ficam lotados de visitantes em busca do frio. No verão, tem o tradicional Natal Luz. Isto além dos outros eventos tradicionais da cidade, como o Festival de Cinema, o Festival de Publicidade de Gramado e a Festa da Colônia. 
Se você não conhece Gramado, reserve um tempo para conhecê-la, pois quem a conhece, sempre quer voltar!

Lagoa dos Patos

Lagoa dos Patos, RS
Fonte: Google Maps.

Uma laguna deste tamanho só pode ser mostrada por inteiro através de imagens de satélite. A Lagoa dos Patos é lagoa somente no nome. Trata-se, na verdade, de uma laguna. Com mais de 10 mil quilômetros quadrados de área de superfície, ela ocupa cerca de 3,6% do território gaúcho. Até parece um mar de água doce.
A Lagoa dos Patos recebe as águas do Rio Guaíba, que por sua vez, recebe as de algumas das maiores bacias hidrográficas do estado, como a do Rio Taquari, Rio Jacuí e Rio dos Sinos.
Algumas cidades costeiras à Lagoa dos Patos formam a chamada Costa Doce, um verdadeiro litoral de água doce: Tapes, Camaquã, São Lourenço do Sul e Pelotas. Estes municípios oferecem, além de balneários, locais para pesca e navegação.

Templo Khadro Ling

Templos Budistas em Três Coroas, RS

Quando veio ao Brasil, o mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche encontrou um local especial no alto de um morro, há cerca de 400 metros de altitude acima do nível do centro da cidade de Três Coroas. Ali, estabeleceu o local onde seria construído o Templo Khadro Ling. Este não é apenas um local de retiro espiritual e meditação, mas sim um ambiente onde homem e natureza convivem em plena harmonia.
Os imponentes templos, construídos em arquitetura oriental e zelados com esmero por moradores locais são cercados por belos jardins. Não bastasse a beleza do lugar, lá de cima, tem-se uma vista panorâmica da cidade.
Três Coroas fica há pouco mais de 20 quilômetros de Gramado, então, inclua esta maravilha em seu roteiro turístico. Você não irá se arrepender. Consulte também o post relacionado ao local neste blog através do link acima.

Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo

Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo, São Miguel das Missões, RS

As ruínas do que foi o maior povoado jesuítico do Rio Grande do Sul entre os séculos XVII e XVIII, hoje é uma das 7 Maravilhas do estado. Dada a sua importância, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Este local foi palco de uma das batalhas mais dramáticas da época do Brasil Colônia, na qual povoados inteiros, constituídos por índios Guarani e liderados por religiosos jesuítas espanhóis e portugueses, foram dizimados por colonizadores europeus, que tinham interesses econômicos na região.
Quem visitar a Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões, irá se deparar com um local incrível e cheio de histórias!

Cânions dos Aparados da Serra

Cânion Fortaleza, Cambará do Sul, Serra Gaúcha

Os cânions da região dos Aparados da Serra são vestígios do evento geológico que separou o supercontinente Gondwana em duas partes: América e África. Não por acaso, são grandiosos. O maior deles, o Cânion Fortaleza, tem profundidades que chegam a 1200 metros!
Esta maravilha natural formada pelo conjunto de cânions e pelos majestosos Campos de Cima da Serra é uma das paisagens mais espetaculares do Brasil.
Na região, uma das mais frias do país, hotéis e pousadas em estilo rústico estão a disposição dos turistas. Visite os Aparados da Serra e veja que estes cânions são mais impressionantes do que nas fotos.






Comentários

Postar um comentário

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR