Passeando pela Capital do Vinho: Bento Gonçalves - RS

O local:

O que dizer de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha? Um dos principais destinos turísticos do Sul do País. Principalmente ao adentrarmos o outono e inverno, estações que nos inspiram a consumir uma das especialidades da cidade: o vinho.
Encrustada entre montanhas e vales e cercada de videiras, Bento Gonçalves, com seus cerca de 110 mil habitantes, utiliza sua matriz italiana com maestria, tanto que é o principal roteiro de enoturismo do Brasil. Mesmo que esta modalidade de turismo não seja tão difundida em nosso país por questões culturais, geográficas e climatológicas, o Sul se destaca por suas temperaturas baixas do inverno, o que propicia tanto o cultivo de uvas de vinhos finos quanto o próprio consumo da bebida di Bacco.
A cidade gaúcha conhecida como Capital do Vinho possui muitas atrações, roteiros e eventos que valorizam a cultura dos povos que a colonizaram. Mas não é só da produção de vinhos e do enoturismo que vive Bento Gonçalves. A indústria moveleira também se faz presente e é uma das mais importantes atividades econômicas da região. Além disso, conta com uma ampla rede hoteleira e ótimos restaurantes, que servem desde o bom e velho churrasco gaúcho até a comida típica italiana.

Onde fica:

Bento Gonçalves localiza-se há cerca de 121 quilômetros de Porto Alegre e há 40 de Caxias do Sul. Situada em local cujas altitudes variam de 73 (no Vale do Rio das Antas) a 740 metros acima do nível do mar, sua principal rodovia de acesso é a BR-470. De Porto Alegre, utiliza-se a BR-116, até Novo Hamburgo, onde toma-se a RS-240, depois a RS-122, no pedágio do acesso a Montenegro, a RS-446 e, por último, a BR-470, em Carlos Barbosa. 
De Caxias do Sul, basta utilizar a RS-453, até o entroncamento com a BR-470, na localidade de Garibaldina, interior de Garibaldi, e seguir à direita. Do trevo de Garibaldina à entrada da cidade, são cerca de 5,5 quilômetros. O pórtico do acesso principal de Bento Gonçalves é inconfundível. Ver detalhes

Pipa Pórtico, entrada de Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

O que fazer:

Localizada na Avenida Dr. Antônio Casagrande, há pouco mais de 700 metros da Pipa Pórtico, na parte alta da cidade, a deslumbrante Igreja Matriz Cristo Rei, com seu estilo neogótico, atrai fiéis e também turistas.
Igreja Matriz Cristo Rei, Cidade Alta, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Em frente à Igreja Matriz, não podia faltar uma bela e florida praça. 
Praça da Igreja Matriz Cristo Rei, Bento Gonçalves

Distante 3 quarteirões da praça e da Igreja Matriz, na Rua Olavo Bilac, a Vinícola Aurora é mais uma das inúmeras atrações da cidade. Esta cooperativa fundada em 1931 por 16 famílias de imigrantes italianos, hoje, envolve a produção minifundiária de mais de 1.100 famílias e é uma das principais vinícolas do país.
A Cooperativa Vinícola Aurora utiliza tecnologia de ponta na elaboração de vinhos, espumantes e sucos. Não por acaso, alguns de seus produtos estão entre os melhores do mundo!
A visitação à vinícola requer agendamento prévio apenas para grupos acima de 10 pessoas. Consulte horários de funcionamento no site http://www.vinicolaaurora.com.br/visitacao. O passeio é guiado e inicia com um curto vídeo que fala sobre a história da Cooperativa. Um dos pontos mais emblemáticos do passeio é a passagem pelo corredor das bandeiras.
Cooperativa Vinícola Aurora, corredor das bandeiras

No subsolo da vinícola, a Cave di Bacco é a primeira parada, antes de seguirmos por entre as pipas de armazenamento do vinho.
Cave Di Bacco, Cooperativa Vinícola Aurora

Este corredor é, na verdade, um túnel sob a Rua Olavo Bilac e serve de acesso ao setor de varejo da vinícola. 
Cooperativa Vinícola Aurora, túnel sob a Rua Olavo Bilac

Após conhecer a vinícola, o visitante é convidado a brindar! Na degustação, vinhos finos, licorosos, espumantes e sucos são oferecidos. Na ocasião, além dos turistas brasileiros, o grupo era composto por argentinos, uruguaios e chilenos. Logo, as explicações da nossa guia eram em Português e Espanhol! Após a degustação, todos são convidados a visitar o varejo e a adquirir os ótimos produtos ali elaborados.
Degustação de vinhos e espumantes da Cooperativa Vinícola Aurora

Bento Gonçalves possui diversas vinícolas que recebem visitantes. Uma das mais belas localiza-se às margens da RS-444, no Vale dos Vinhedos, um dos roteiros de enoturismo mais famosos do Sul do País. Ao longo do caminho, belas propriedades ostentam pomares e videiras. Também há diversos estabelecimentos que comercializam produtos coloniais, além de ótimos restaurantes, hotéis e um Spa do Vinho. 
Parreirais no Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

A Vinícola Miolo possui uma suntuosa sede e também um jardim incrível em seu entorno. Ela oferece, além da visitação às suas dependências e aos parreirais, minicursos de degustação de vinhos.
Para mais informações sobre valor da entrada, funcionamento e disponibilidades , acesse o site http://www.miolo.com.br/enoturismo/complexo_enoturistico_vinicola_miolo/
Vinícola Miolo, Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

Atrás da vinícola, há um lago repleto de peixes, uma gruta e uma trilha, de onde é possível avistar os parreirais.
Vinícola Miolo, Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

Bento Gonçalves tem opções de passeios para todos os gostos e para todos os bolsos. Algumas dessas opções já foram mostradas em posts anteriores. O roteiro que compreende o passeio de Maria Fumaça e a visita ao Parque Temático Epopeia Italiana é um primor. Já o roteiro conhecido como Caminhos de Pedra faz o visitante se sentir em alguma região da Itália. Como pretexto para voltar a esta exuberante cidade, deixamos de visitar alguns de seus pontos turísticos, os quais serão mostrados em futuras postagens.
De 8 a 18 de Junho ocorrerá a 27ª edição da ExpoBento, maior feira multissetorial do Brasil. Aproveite a oportunidade e agende sua visita à Capital Nacional do Vinho.
Para mais informações sobre turismo em Bento Gonçalves, acesse o site http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/turismo/pontos-de-visitacao.
Acesse nossa página no Facebook, www.facebook.com/viciadosemestrada e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis.


Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR