Mirantes de Morro Reuter

O local:

Morro Reuter é uma pequena e jovem cidade, de cerca de 7 mil habitantes, posicionada às margens da BR-116, no trecho da Rota Romântica. Fundada em 1992, esta encantadora cidade, a exemplo de suas vizinhas, é povoada por descendentes germânicos. Embora tenha sido emancipada recentemente, a colonização na região data da década de 20 do século XIX. Mas desta vez, não falaremos de casas em estilo enxaimel ou da cultura alemã. As principais atrações da cidade são naturais. Embora sua altitude média seja de cerca de 490 metros acima do nível do mar, Morro Reuter possui pontos com altitudes que ultrapassam 700 metros. Um deles é o Morro Felskopf,  também conhecido como Morro da Embratel. Felskopf é um termo germânico que significa "cabeça de pedra".
Só para lembrar: Reuter pronuncia-se "Róiter".

Mirante no alto do Morro Felskopf, ou Morro da Embratel, Rota Romântica

Onde fica:

Morro Reuter localiza-se na encosta da Serra Gaúcha, há 67 quilômetros de Porto Alegre e seu principal acesso é a BR-116. O posicionamento em uma região de transição entre as montanhas da Serra Gaúcha e o Vale do Rio dos Sinos deu a Morro Reuter uma de suas características mais marcantes: a vista incrível de seu entorno. Ver detalhes

O que fazer:

Não por acaso que Morro Reuter compõe a Rota Romântica, um dos principais roteiros turísticos do Rio Grande do Sul. Não só por seu posicionamento geográfico. Além do belo trecho de rodovia margeado por plátanos, que ficam verdes no verão, amarelos no outono e completamente marrons durante o inverno, a cidade contribui com a diversidade da rota, através de suas belezas naturais, paisagens de montanhas e vales, com vistas de tirar o fôlego. Esta árvore, às margens da BR-116, toda coberta de musgo, até parece estar usando casaco!
Árvores cobertas por musgos às margens da BR-116

No trecho após a cidade de Picada Café, seguindo no sentido a Morro Reuter, há um refúgio à direita, que permite uma bela vista. Hora de preparar o chimarrão e contemplar a paisagem.
Bela vista das montanhas da Serra Gaúcha, às margens da BR-116

Um pouco depois de passar pelo trevo de acesso à cidade e a VRS-873, há outro mirante, o do Belvedere.
Belvedere às margens da BR-116, Morro Reuter, Rota Romântica

A cidade visível do Belvedere é a vizinha Dois Irmãos. Este local é bastante frequentado por quem transita pela BR-116, principalmente por quem segue da Capital à Serra, pois fica à direita de quem segue por este sentido. Vale fazer uma pausa na viagem para admirar.
Vista da cidade de Dois Irmãos, Belvedere da BR-116, Morro Reuter, Rota Romântica

Há cerca de 2 quilômetros do pórtico de acesso à cidade, placas sinalizam o acesso ao Morro Felskopf, uma estradinha estreita, mas em boas condições.
Estrada de acesso ao Morro da Embratel, Morro Reuter, Rota Romântica

Cerca de 1,5 quilômetro depois, chegamos ao topo do morro, onde, recentemente, um mirante foi construído para oferecer maior segurança aos visitantes.
Mirante no alto do Morro Felskopf, ou Morro da Embratel, Rota Romântica

Do alto, descobrimos o porquê deste ser o principal ponto turístico de Morro Reuter. A vista é incrível. Praticamente toda a cidade pode ser vista do morro.
Vista de Morro Reuter do alto do Morro Felskopf, ou Morro da Embratel, Rota Romântica

A vista se estende a municípios do Vale dos Sinos, Região Metropolitana e até Porto Alegre, antes de ser interrompida pela linha do horizonte.
Vista panorâmica do alto do Morro Felskopf, ou Morro da Embratel, Rota Romântica

A duração do passeio ao Morro Felskopf foi de cerca de duas horas.
Vista panorâmica do alto do Morro Felskopf, ou Morro da Embratel, Rota Romântica

Na vista, à esquerda, percebe-se a variação de altitude entre a região geológica da Serra Geral e o início do Vale dos Sinos. Esta variação é de pouco mais de 600 metros em um raio de cerca de 20 quilômetros. 
Vista panorâmica do alto do Morro Felskopf, ou Morro da Embratel, Rota Romântica

Futuramente, iremos falar mais sobre esta cidade e suas atrações turísticas urbanas. Para saber mais sobre turismo em Morro Reuter, acesse a página oficial do município em http://www.morroreuter.rs.gov.br/turismo.php?categoria=1&row=0. Já as informações sobre a Rota Romântica encontram-se no site http://www.rotaromantica.com.br/
Não deixe de acessar nossa página no Facebook, www.facebook.com/viciadosemestrada/, e curtir mais fotos deste e de diversos lugares incríveis da nossa região.

Até a próxima!




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR