Rota das Cantinas Históricas: Faria Lemos, Bento Gonçalves, RS

O local:

A localidade de Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves, é conhecida como a Rota das Cantinas Históricas. Trata-se de um roteiro em que a gastronomia, o enoturismo e as belezas naturais andam juntas. Charmosas vinícolas instaladas em edificações do final do século XIX dividem a atenção do visitante com as belezas das montanhas e vales da região. A Rota conta com passeios com direito a degustação de vinhos e a deliciosa culinária italiana. É a Itália fazendo-se presente em mais um canto do Sul do Brasil!
O dia-a-dia do colono imigrante de italiano é retratada em detalhes na Rota das Cantinas Históricas, dando-lhe o atributo do apelo cultural.
Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Onde fica:

Faria Lemos localiza-se há cerca de 12 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. O acesso se dá pela RS-431, rodovia que inicia no entroncamento com a BR-470, entre Bento Gonçalves e a descida da Serra do Rio das Antas, na divisa com Veranópolis. O trevo é bem sinalizado, portanto, não passa despercebido. Ver detalhes

O que fazer:

A primeira parada, após ingressarmos na RS-431, foi a Vinícola Estrelas do Brasil, localizada em local com vista privilegiada. A vinícola produz vinhos e espumantes de qualidade diferenciada, superior, para paladares mais exigentes. 
Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Fomos muito bem recepcionados pelo enólogo e diretor da vinícola, sr. Irineo Dallagnol, que nos apresentou brevemente a propriedade. Então fizemos uma caminhada de aproximadamente 500 metros por um local de belíssima paisagem, marcado por vales e montanhas, até um mirante, localizado ao final da propriedade.
Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

A estátua do monge segurando uma taça e uma garrafa de vinho é uma das atrações do local. 
Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Uma paisagem inspiradora requer um brinde!
Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

A casa de pedra faz parte da temática do local e remete o visitante à época dos primeiros imigrantes italianos que aqui se instalaram.
Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

A casa construída com esmero possui telhado que imita o scandole, técnica antiga utilizada para cobrir as casas em que eram empregadas tábuas sobrepostas. Dos detalhes de época, não escapou nada, nem a réstia de cebola que a nona pendurava na varanda!
Casa de pedra junto à Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

O caminho é bonito e possui alguns ótimos pontos de observação e também rende belas fotos.
Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Este mirante de madeira foi construída pelos proprietários da vinícola e disponibilizado aos visitantes.
Mirante na Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Do alto do mirante, a vista é deslumbrante. Este cenário é espetacular para um piquenique ao final do dia. Claro, regado a um bom espumante!
Paisagem rural, Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Ao fundo, avista-se o Spa do Vinho e o Vale dos Vinhedos.
Paisagem Rural em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Belas paisagens que mesclam a vegetação natural com os tradicionais parreirais que cobrem os montes são comuns nesta região. 
Paisagem rural na Vinícola Estrelas do Brasil, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Após a breve caminhada, brindamos com o premiado espumante Brut produzido pelo método Champenoise, uma das especialidades da Vinícola Estrelas do Brasil. Um espumante realmente diferenciado, encorpado, enfim, elaborado para paladares exigentes!
Antes de visitar a Vinícola Estrelas do Brasil, verifique disponibilidade através do site http://www.estrelasdobrasil.com.br/. Agradecemos ao sr. Irineo Dallagnol pela excelente recepção.
Após o passeio e a degustação de excelentes espumantes, seguimos até a sede da comunidade de Faria Lemos. Ao lado da praça e da Igreja, o Mirante do Campanário é parada obrigatória. 
Campanário de Faria Lemos, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Além de ostentar três sinos, que avisam os fiéis sobre o início das missas na igreja, o campanário é utilizado como mirante e é aberto à visitação. A subida requer cuidado, pois a escada é longa.
Campanário de Faria Lemos, Bento Gonçalves, RS

Após vários lances de escada, a recompensa: uma vista incrível.
Bela paisagem no interior de Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Muitos passam por este local sem percebê-lo. Um lugar incrível na Serra Gaúcha que merece destaque.
Vista do Campanário de Faria Lemos, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Nas proximidades no Km 5 da RS-431 encontra-se o Armazém das Cantinas Históricas, um local onde são comercializados produtos coloniais da região. Na comunidade de Faria Lemos há cantinas que também oferecem ótimos produtos coloniais, como pães, queijos, embutidos e vinhos.
De Bento Gonçalves até Faria Lemos, o caminho apresenta inúmeras opções de restaurantes. Paramos em um, às margens da RS-431, junto a um posto de gasolina, onde a comida é simples, caprichada e barata. 
Depois do almoço, seguimos até a Vinícola Dal Pizzol, uma vinícola que traz consigo a tradição dos primeiros imigrantes italianos, que se instalaram na região em meados de 1878. Este passeio será publicado nas próximas postagens. Um belíssimo parque que conta com um museu, jardins zelados com esmero e muitas aves ornamentais de diferentes espécies. Um local para ser visitado sem pressa.
Ecomuseu e Vinícola Dal Pizzol, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Este roteiro, embora seja menos conhecido e prestigiado do que os consagrados Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra, é tão belo e instigante quanto. Para mais informações sobre a Rota da Cantinas Históricas, acesse o site http://www.cantinashistoricas.com.br/pontos-turisticos.
Acesse também a nossa página no Facebook, www.facebook.com/viciadosemestrada, e confira fotos deste e de diversos outros lugares incríveis da nossa região.


Ir ao resumo



Comentários

  1. Oiii nunca fui no lugar mas só lendo as coisas tenho certeza que algum dia eu irei ali visitar e vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Reserve um dia, ou talvez um final de semana, caso opte por se hospedar na região, para conhecer esse roteiro maravilhoso. Você não irá se arrepender. Grande Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR