Natal Luz de Gramado

O local:

Gramado, a cidade mais europeia do Brasil, é linda por natureza, e conta com atrações praticamente o ano todo. Mas se no inverno, Gramado encanta, é no Natal, em pleno Verão, que a cidade da Serra Gaúcha mostra sua principal especialidade: as luzes, decoração, desfiles e apresentações de encher os olhos!
Pórtico montado na Praça das Etnias, Gramado, RS

Assim é Gramado, uma pequena cidade do interior, com cerca de 35 mil habitantes, mas que lota nesta época do ano, multiplicando sua população. Impressiona ver a quantidade de turistas transitando pela Praça das Etnias, pela Avenida das Hortênsias, em volta dos diversos Papais Noéis e, principalmente, pelo entorno do Lago Joaquina Rita Bier, palco das apresentações do Natal Luz. Isso sem contar os que transitam pelas belas cidades vizinhas: Canela e Nova Petrópolis. Os hotéis são utilizados em sua máxima capacidade, com milhares de pessoas disputando um espaço nesta festa de som, luzes e decoração, tudo em seu mais impecável capricho de apresentação.
Assim sendo, se a pergunta é: será que vale a pena visitar Gramado nesta época? A resposta é sim, e com louvor.

Onde fica:

Ver mapa.

O que fazer:

O Natal Luz de Gramado é repleto de atrações, tanto durante o dia, quanto à noite. Na verdade, a cidade, que já é linda durante o dia, consegue ficar ainda mais encantadora à noite, com suas cascatas de luzes, que surgem de todos os lados e irradiam para os olhos dos visitantes, trazendo à tona sentimentos, até então, esquecidos no tempo e na infância. Em outras palavras, até os adultos voltam a ser crianças transitando pela Aldeia do Papai Noel, ou pelas ruas repletas de luzes e decoração natalina, ou ainda pelos inúmeros parques temáticos da cidade. Entretanto, ao contrário do que se pensa, nem todo o passeio em Gramado tem custo. A Vila de Natal, montada na Praça das Etnias, por exemplo, além de estar em um dos locais mais bonitos e visitados da cidade, é uma atração gratuita.
Praça das Etnias, Gramado, RS

E o que dizer da Rua Emílio Sorgetz, em frente à Praça das Etnias, também conhecida como Rua Torta? Só mais um dos inúmeros detalhes que tornam esta cidade ainda mais espetacular.
Placa da Rua Torta, Gramado, RS

A Rua Torta é bastante disputada por turistas, que buscam o melhor ângulo para tirar a tradicional selfie. No entorno da Praça das Etnias, há diversos lugares que podem ser visitados a pé, até porque o trânsito é tumultuado nesta região da cidade. Assim, o visitante poderá desfrutar das belezas da Rua Coberta, do Palácio dos Festivais ou da belíssima Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, há cerca de dois quarteirões dali; ou também conferir o mirante do Vale do Quilombo, há cerca de 700 metros da praça, na Avenida das Hortênsias. Atrações não faltam!
Rua Torta, Gramado, RS

A mesma Vila de Natal, à noite, segue repleta de visitantes, desta vez, sob as cascatas de luzes que saem das casinhas, ou das esculturas iluminadas, montadas na praça. 
Decoração de Natal na Praça das Etnias

A Rua Torta também ganhou luzes.
Rua Torta à noite, Gramado, RS

Esta imensa estrutura em forma de bolinha enfeite de pinheirinho de Natal, na Praça das Etnias, possui bancos em seu interior e também é bastante disputada pelos visitantes. Ao fundo, outra escultura, em forma de urso.
Decoração natalina

Na Rótula das Bandeiras, uma rena gigante faz companhia à bela árvore iluminada e ao jardim florido.
Decoração natalina de Gramado, RS

Até a pequena parreira ganhou iluminação a caráter, na cidade que respira Natal!
Decoração natalina de Gramado, RS

Realmente é tudo muito bonito e convidativo. Mas o trânsito, nesta época do ano, requer paciência. Das 20 às 23 horas, para sair do Centro de Gramado, todas as ruas que conduzem às saídas para Porto Alegre, Caxias do Sul e Três Coroas apresentam formação de grandes filas de carros e ônibus. Na praça de pedágio da RS-235, sentido a Nova Petrópolis, também enfrentamos grandes filas. A dica é deixar o carro estacionado em local estratégico, ou se for ficar hospedado em algum hotel da cidade, melhor que seja em algum no entorno do centro, para poder ir a pé visitar as principais atrações.
Opções de passeios não faltam, de pagos a gratuitos. Dentre as atrações pagas, a principal é o espetáculo Natal Luz, com apresentações, desfiles e shows pirotécnicos. A compra de ingressos para o espetáculo Natal Luz e alguns outros passeios em Gramado e em toda a Serra Gaúcha podem ser adquiridos em https://compradeingressos.com.br/gramado.
Já a Aldeia do Papai Noel, na Avenida das Hortênsias, é o único parque temático natalino da América do Sul. O valor dos ingressos para a aldeia está disponível em http://www.papainoel.com/#. Outra opção é o Mini Mundo, cujos ingressos podem ser adquiridos diretamente no site http://www.minimundo.com.br/ingressos. Podemos citar outras opções de belas atrações, como o Museu de Cera, o Museu Super Carros, o Museu Medieval e o Mundo Encantado de Gramado.
Como já havia sido abordado anteriormente, nem tudo em Gramado é pago ou caro. Se você quiser desfrutar de suas belezas sem gastar muito, há opções de restaurantes e também de pousadas mais em conta. Pesquisando um pouco, encontramos restaurantes que oferecem buffet livre por cerca de R$18,00, até os luxuosos restaurantes de fondue, onde uma refeição não sai por menos de R$100 por pessoa. Além disso, diversas atrações da cidade são gratuitas, como o Lago Negro, a Alemanha Encantada, o Belvedere do Vale do Quilombo e as próprias luzes de natal, espalhadas pelas ruas do Centro.
Visite nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis.


Bom passeio e Feliz Natal!




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR