Morro Ferrabraz, Sapiranga, RS

O local:

A cidade gaúcha de Sapiranga, localizada no Vale dos Sinos, é conhecida como a cidade das rosas. Uma cidade posicionada entre um vale, ao sul e montanhas, ao norte. Uma dessas montanhas é o cartão postal, constando até mesmo no brasão da cidade: o Morro Ferrabraz.
O Morro Ferrabraz é uma montanha formada basicamente por rochas magmáticas e sedimentares, cujo topo encontra-se há cerca de 779 metros acima do nível do mar e sua rampa de voo livre mais alta, a Rampa Sudeste, há 580 metros de altitude e pouco mais de 510 metros acima do nível do centro de Sapiranga e das cidades circundantes: Araricá, Taquara e Parobé. Como resultado da diferença de altitude, tem-se um local com uma fantástica vista destas e de diversas outras cidades e até da região metropolitana. Além disso, o Morro Ferrabraz é utilizado como rampa, tanto para esportes aéreos, como o voo livre e o parapente, como também para esportes como a caminhada o montain bike. Mas não são só esportistas que frequentam o morro. Turistas também enfrentam a subida íngreme e sinuosa, na busca de um local calmo e de natureza exuberante.
Vista da rampa de voo livre

Onde fica:

Sapiranga localiza-se às margens da rodovia RS-239, na região denominada Vale dos Sinos, ao lado de Novo Hamburgo. Ver detalhes
O Morro Ferrabraz localiza-se há cerca de 9 quilômetros do centro da cidade. O acesso se dá pela Rua Travessão de Ferrabraz, Estrada do Carlão e pela Estrada Emília José da Silva. Esta última é uma estrada sinuosa e sem pavimentação. Embora os últimos quilômetros sejam íngremes e com uma sequência de curvas fechadas, um carro de passeio comum consegue vencê-los, porém, com a devida cautela, tanto para subir, quanto para descer. Ver detalhes 

O que fazer:

A primeira parada é a Pedra da Jacobina, na subida do morro. Trata-se de uma curiosa formação geológica sedimentar, esculpida pelo intemperismo. Por entre as fendas, corre uma pequena cachoeira, que fica mais volumosa em épocas chuvosas.
Caminhos da Jacobina, Pedra da Jacobina

Após vencer o trecho sinuoso do caminho, há uma ampla área para estacionar.
Estacionamento no Morro Ferrabraz

O local é patrimônio natural protegido por Lei Municipal e zelado pela Associação Gaúcha de Voo Livre - AGVL. 
Rampa de voo livre

Nos finais de semana, as duas rampas, a Sudeste e Sudoeste ficam agitadas.  
Asa delta na rampa de voo livre

Na ocasião, apenas observamos os praticantes do voo livre. Mas a Cia do Ar Escola de Voo Livre oferece ao público geral vôos duplos de parapente, além de atuar na formação de pilotos. Contato pelo site www.aventuranoar.com.br
Prática de esportes aéreos

E o céu azul logo fica pontilhado de asas delta e parapentes.
Pássaros e paragliders se misturam no céu azul
Paraglider sobrevoando o Morro Ferrabraz

Além disso, a vista é incrível! Próximo à linha do horizonte, é possível observar Porto Alegre, há cerca de 60 Km, em linha reta.
Bela vista da região de Sapiranga, Parobé e Araricá

Também aos finais de semana, dezenas de pessoas sobem o Morro Ferrabraz para contemplar as belezas naturais, além do magnífico pôr do Sol. Lá em cima, encontramos até uma Kombi de um vendedor de lanches e bebidas. De qualquer forma, previna-se e leve seu lanche e um bom filtro solar. O local não conta com banheiros, portanto, se vai passar várias horas lá em cima, é tudo à moda antiga. A área de preservação do morro abriga espécies da fauna nativa, como o Azulão, o Bugio e a Jaguatirica. Portanto, ao visitar o local, contribua para deixa-lo limpo e preservado. Tire somente fotos e deixe somente pegadas!
É importante ressaltar, também, que a estrada de acesso é bastante íngreme e requer cautela dos motoristas. Como até a Kombi do vendedor de lanches vence o morro, não há necessidade de veículo Off Road para tanto. Para descer, recomendo que seja utilizado o freio motor, a fim de não superaquecer os freios.
Enfim, para quem gosta de esportes radicais, o Morro Ferrabraz é um excelente destino. Para quem não gosta, o Morro Ferrabraz também é um excelente destino, com sua vista espetacular!
Para mais detalhes sobre esportes aéreos na região acesse o site www.agvl.esp.br e www.sapiranga.rs.gov.br/site/turismo/visualizar/id/7/?O-Morro-Ferrabraz.html.
Não deixe de visitar nossa página no Facebook e conferir mais fotos deste e de diversos outros lugares incríveis.
E aí, gostou da matéria? Então inscreva-se no link, na parte superior da tela e receba semanalmente informações e dicas de passeio na nossa região.

Até a próxima!

Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR