Praia da Guarita - Torres, RS

O local:

O litoral gaúcho, ao longo de seus 623 quilômetros de extensão, apresenta peculiaridades que o tornam atraente. Detalhes além da areia e mar, que dão a cada praia uma identidade única. A mais marcante delas são as belas formações rochosas, nas praias de Torres, no Litoral Norte. Não por acaso, é destino de milhares de pessoas, durante o veraneio. Torres tem as mais belas praias do Rio Grande do Sul.
Estas formações rochosas, chamadas de torres (daí o nome da cidade), ornamentam a praia, tirando dela aquela sequência monótona de orlas marítimas planas. Mais do que isso, as falésias acabam sendo um ponto turístico a parte da cidade, atraindo turistas até nos meses de inverno, época em que as praias estão vazias.
A Praia da Guarita fica dentro do Parque Estadual José Lutzenberger, uma unidade de conservação permanente com cerca de 350 hectares. O parque é dotado de estacionamento, banheiros químicos, bar e restaurante, ciclovia, além das trilhas e belas paisagens garantidas pelas torres e o Oceano Atlântico.
Impressionantes falésias de Torres

Onde fica:

Torres é a cidade do litoral norte gaúcho, delimitada pelo Rio Mampituba, que forma a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Seus principais acessos são pela BR-101 e RS-389, também conhecida como Estrada do Mar. A distância até Porto Alegre é de 197 quilômetros e até Florianópolis, 280 quilômetros. Ver detalhes
A recepção do Parque Estadual José Lutzenberger localiza-se ao final da Avenida Caxias do Sul. Ver detalhes

O que fazer:

Ao chegarmos à recepção, fomos informados sobre a cobrança para estacionar dentro das dependências do parque e também sobre o horário de funcionamento, até as 20 horas, no Horário de Verão. Na ocasião, pagamos R$20,00. Carros com placas de Torres estão isentos da cobrança.
Após encontrar um bom lugar para estacionar, é só aproveitar a bela vista das torres e do mar azul. A torre central, mais delgada, não pode ser escalada, sob risco de queda.
Curiosas formações rochosas na Praia da Guarita

O paredão de rocha do Morro da Guarita tem cerca de 40 metros de altura e é o mais alto do parque.
Morro da Guarita

Ao lado do morro, muita gente divide a orla, em um dia ensolarado de Verão.
Morro da Guarita

A visita ao Parque da Guarita não se resume a sol e banho de mar. O passeio só fica completo com uma caminhada pelas trilhas dos morros. A subida do Morro das Furnas se dá por uma escada íngreme, ao lado da praia ou por uma trilha, na parte posterior do mesmo. Lá de cima, tem-se uma vista panorâmica da praia e do Morro da Guarita.
Morro da Guarita

O Morro das Furnas é uma formação mais extensa e um pouco mais baixa que o Morro da Guarita. É uma terapia ficar lá no alto, admirando a quebra das ondas nas rochas. 
Vista do Morro das Furnas

A trilha pode ser percorrida em cerca de 20 minutos. A vista mais espetacular da trilha é a vista das Furnas. A erosão marítima formou uma caverna na parte inferior do paredão de rocha. O cartão postal é complementado pela vista do Morro do Farol e da cidade de Torres.
Vista das Furnas, Torres

As praias centrais da Cal e do Farol estavam lotadas.
Vista do Morro do Farol

O céu estava repleto de praticantes de esportes aéreos.
Paraglider sobrevoando a Praia da Guarita

Do alto do Morro das Furnas, avista-se até a Ilha dos Lobos, uma extensão da formação rochosa no oceano, que serve de refúgio para lobos marinhos, em suas rotas migratórias. A ilha já foi motivo para o naufrágio de diversas embarcações.
Ilha dos Lobos

Depois de percorrer a trilha do Morro das Furnas, se não estiver cansado de subir e descer escadas, há outra trilha a ser percorrida, precedida de uma escadaria com 124 degraus. A recompensa é uma vista incrível do parque, morros e praias vizinhas.
Praias de Torres lotadas

A cidade, que fica há uma altitude média de 16 metros acima do nível do mar, fica inteiramente visível do alto do Morro da Guarita.
Vista do alto do Morro da Guarita

A ciclovia, uma das atrações do parque, também pode ser vista lá de cima.
Ciclovia dentro do Parque da Guarita, Vista do alto do Morro da Guarita

Na vista do lado esquerdo do morro, a formação rochosa do Morro das Furnas avança sobre o oceano,  em forma de península.
Vista do alto do Morro da Guarita

Ao lado direito, avista-se as praias desertas do Parque de Itapeva.
Praia de Itapeva vista do alto do Morro da Guarita

Em dado momento, o barco de passeios aparece em meio à imensidão azul.
Passeio de barco pelas praias de Torres

Este passeio, que inicia no Rio Mampituba e avança mar adentro é mais uma das atrações do veraneio em Torres, porém, na ocasião, apenas o observamos de longe.
Passeio de barco pelas praias de Torres

Ao final do dia, após os passeios pelas trilhas, o banho de mar, de sol e de areia, há chuveiros públicos localizados ao lado do estacionamento, próximo aos banheiros químicos e ao restaurante.
Restaurante do Parque da Guarita

O Parque da Guarita é só uma das atrações da cidade de Torres, que também conta com a Praia dos Molhes, o Morro do Farol, a Lagoa do Violão, a Ilha dos Lobos, o Rio Mampituba e o Parque de Itapeva.
Não por acaso, a Praia da Guarita é considerada a mais bela do Rio Grande do Sul. São diversas atrações e belezas que vão muito além das intermináveis praias de orla plana do restante do Estado. Ao ir à praia, não esqueça de usar um bom filtro solar e reforça-lo após o banho de mar.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link na parte superior da tela e receba semanalmente informações sobre atrações turísticas e roteiros do Sul do Brasil.

Até a próxima!





Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR