Parque Tupancy, Arroio do Sal: laboratório vivo da natureza

O local:

No litoral gaúcho, há vida além das praias. Parece óbvio, mas muitos não creem nesta premissa. Recentemente, em nossa última passagem pelo Litoral Norte Gaúcho, tivemos o privilégio de conhecer o Parque Tupancy, em Arroio do Sal. Trata-se de um local de preservação permanente e reduto de algumas espécies nativas, como a capivara, o ratão do banhado e diversas espécies de aves aquáticas. Aliás, conta com o único observatório de aves do estado.
O Parque Tupancy representa um programa diferenciado em meio às praias de Rondinha e Balneário Atlântico, pois, ao contrário destas, recebe visitantes durante o ano todo, não somente no Verão. A possibilidade de observar os animais tão de perto, em seu habitat natural, tornam o parque um local tão especial.
Ratão do banhado

Onde fica:

Arroio do Sal localiza-se no Litoral Norte Gaúcho. Seu principal acesso é o trevo da Av. assis Brasil com a RS-389 (Estrada do Mar). Ver detalhes
O Parque Tupancy estende-se por cerca de 21 hectares, dentro dos limites de Arroio do Sal. Sua sede localiza-se na Rua São Paulo, 932. Ver detalhes

O que fazer:

O Parque Tupancy é uma área de cerca de 21 hectares de mata nativa preservada. Com predominância da Mata Atlântica de restinga, o parque é um oásis para espécies como o ratão do banhado, a capivara e diversas espécies de aves aquáticas. Por se tratar de terreno alagadiço, uma estrutura elevada foi construída para servir de observatório. 
Litoral Norte Gaúcho

A visita inicia com uma breve explicação, na sede do parque. 
Parque Tupancy, Arroio do Sal

A estrutura elevada permite que os visitantes adentrem sobre o terreno alagadiço, e cheguem bem perto dos animais.
Litoral Norte Gaúcho

No entorno do lago, aves e mamíferos dividem o espaço.
Ratões do banhado e aves aquáticas

Todas as espécies de aves presentes no parque estão ilustradas neste cartaz, na lateral do deck. 
Espécies do parque

A árvore mais parece um mosaico, formado por pequenos pontos pretos e brancos. O local é um paraíso para as aves aquáticas. Ao fundo, percebe-se o final da área preservada do parque e início de um conjunto residencial.
Aves aquáticas

Os ratões do banhado são mamíferos estranhos, pois possuem pés semelhantes aos dos patos, o que lhe garante ser um ótimo nadador.
Ratão do banhado

O quero-quero não perde sua elegância frente ao ratão do banhado, uma vez que ambos convivem em plena harmonia.
Ratão do banhado e quero-quero à beira do lago

A capivara, mais tímida, preferiu permanecer na água, desconfiada com a nossa presença.
Capivara

O Parque Tupancy é um verdadeiro laboratório vivo da natureza, um local a ser contemplado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Além da visitação na plataforma elevada, também existem trilhas na mata, com duração media de 30 minutos e sem guias.. O local recebe frequentemente excursões escolares, além de visitantes brasileiros e estrangeiros. A visitação pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 08:30 às 11:30 e das 14:00 às 18:00. Aos sábados, o parque funciona das 14:00 às 18:00. Mais informações no site www.arroiodosal.rs.gov.br/parque-tupancy/.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link na parte superior da tela e ajude a divulgar nossas atrações turísticas locais.



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR