Um Belo Monte do Sul

O local:

Uma pequena cidade, no alto de um monte, um belo monte, por sinal! Assim é Monte Belo do Sul, uma encantadora cidade da Serra Gaúcha, com cerca de 3.500 habitantes, localizada há 133 quilômetros de Porto Alegre. Ao visitante de primeira viagem, não fica difícil entender a origem do nome da cidade, afinal, ela situa-se no alto de um morro com pouco mais de 600 metros de altitude, cercado pelo Vale dos Vinhedos e vales do Rio das Antas e Taquari. Como resultado disso, munícipes e visitantes podem desfrutar de vistas incríveis de morros cobertos por parreiras, além das belas paisagens bucólicas, típicas de pequenas cidades do interior.
Embora a cidade tenha sido emancipada somente em 1992, a região de Monte Belo do Sul recebia seus primeiros moradores no início do século XX. Eram famílias de imigrantes italianos que começavam a dar ao local traços da sua atual identidade. Uma cidadezinha com seu casario antigo em arquitetura italiana, produtora de uvas, vinhos e que detém um Índice de Desenvolvimento Humano elevado, acima de 0,8, número encontrado normalmente em países de Primeiro Mundo.
Casario antigo em frente à praça da cidade, Monte Belo do Sul, RS

Onde fica:

Monte Belo do Sul tem como municípios limítrofes Bento Gonçalves, Cotiporã e Santa Tereza. Localiza-se ao final de uma das rotas turísticas mais conhecidas do Sul do Brasil: o Vale dos Vinhedos, há 18 quilômetros de Bento Gonçalves. Sendo assim, seu principal acesso é a RS-444, rodovia que atravessa o Vale dos Vinhedos e desce através do Vale do Rio Taquari, em Santa Tereza. Ver detalhes

O que fazer:

Mesmo que Monte Belo do Sul seja uma cidade pequena, tanto em número de habitantes, quanto em extensão territorial (menos de 70 Km²), é um município cheio de atrações e recebe turistas o ano todo. Como a maior parte das atrações da cidade requerem agendamento prévio, optamos por mostrar, primeiramente, os locais de livre visitação. Pouco antes de chegar a Monte Belo do Sul, pela RS-444, estrada que corta o Vale dos Vinhedos, a vista da cidade se resume às duas torres da imponente Igreja São Francisco de Assis e de algumas casas.
Vista das torres da Igreja São Francisco de Assis, Monte Belo do Sul, RS

Nota-se, ao entrar, tratar-se de um local muito calmo. A cidade é repleta de casas antigas, da primeira metade do século XX. A tranquilidade é convidativa para uma caminhada em suas ruas centrais.
Casario antigo no centro de Monte Belo do Sul, RS

Neste charmoso casarão em estilo colonial, de 1938, funciona um ótimo café.
Casarão de 1938, em frente à praça, Monte Belo do Sul, RS

As torres da bela igreja São Francisco de Assis são uma marca registrada da cidade.
Igreja São Francisco de Assis, Monte Belo do Sul, Serra Gaúcha

A igreja com arquitetura neogótica ostenta um teto formado por abóbadas e belos vitrais nas laterais.
Interior da igreja São Francisco de Assis, Monte Belo do Sul, RS

Em frente à igreja, a Praça Padre José Ferlin é um agradável espaço de lazer. Na ocasião, um domingo à tarde, dois ônibus de excursão aguardavam seus passageiros saírem da missa para seguirem viagem. Prova de que o turismo religioso é um grandes trunfos da cidade.
Praça Padre José Ferlin, Monte Belo do Sul, RS

Dos jardins floridos aos bancos da praça, o tradicional capricho europeu é apresentado nos pequenos detalhes que compõe a praça e a tornam convidativa. 
Praça Padre José Ferlin, Monte Belo do Sul, RS

Também na Praça Padre José Ferlin, esta Tipuana Tipu, ou popularmente conhecida como Amendoim Acácia, plantada em 1971, esparrama seus enormes galhos, proporcionando uma boa área de sombra.
Praça Padre José Ferlin, Monte Belo do Sul, RS

Enquanto as crianças brincam na pracinha, os adultos tomam chimarrão e conversam à sombra. Alguns turistas tiram fotos em frente ao chafariz. 
Praça Padre José Ferlin, Monte Belo do Sul, RS

Mas para quem ainda não estava convencidos sobre o motivo que originou o nome da cidade, partimos na direção oeste. E é exatamente percorrendo alguns metros, pela Rua Sagrada Família que obtém-se a resposta. 
Vista dos montes que circundam Monte Belo do Sul, Serra Gaúcha

Uma vista que realmente dispensa maiores explicações! Em um ponto da rua, você pode olhar para a esquerda ou para a direita e ter belas vistas como esta.
Vista dos montes que circundam Monte Belo do Sul, Serra Gaúcha

Então, seguimos até o final da Rua Sagrada Família, onde o horizonte parecia querer nos presentear com um espetáculo.
Final da Rua Sagrada Família, Monte Belo do Sul, RS

Encerrar a tarde com uma vista dessa, realmente, não tem preço! Além das belezas particulares de Monte Belo do Sul, sua proximidade com atrações turísticas consagradas, como o Vale dos Vinhedos, faz desta cidade uma pequena notável. E com quartos e refeições a preços mais em conta, em relação aos preços praticados nas cidades vizinhas, une-se o útil ao agradável.
Vista no final da Rua Sagrada Família, Monte Belo do Sul, RS

Monte Belo do Sul é um verdadeiro refúgio na Serra Gaúcha, para quem busca tranquilidade, belas paisagens, deliciosos produtos coloniais, bons vinhos e o melhor da gastronomia italiana. A cidade possui outras atrações, como vinícolas, casas do século XIX, cascatas e grutas em seu interior e serão mostradas futuramente neste blog. Para saber mais sobre o turismo nesta encantadora cidade, acesse o site oficial do Município: www.portal.montebelodosul.rs.gov.br/turismo/pontos-turisticos/.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de diversos outros lugares incríveis da nossa região. Se você gostou desta matéria, clique no link na parte superior de sua tela, inscreva-se e receba novidades sobre lugares incríveis e, de certa forma, pouco conhecidos, toda a semana, em seu e-mail.

Até a próxima!






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR